TEXTO ANIMAÇÃO CULTURAL

        O texto "animação cultural" me fez pensar sobre o quanto somos dependentes dos objetos para tudo e a todo momento. No entanto, o mesmo também me trouxe uma reflexão sobre o quão limitados estamos e sobre como enxergamos o próximo. Com gancho nesse pensamento, comecei a refletir sobre a realidade, em que nós seres Humanos, muitas vezes além de usarmos os objetos nos deixamos ser usados como objeto, desqualificados nossa própria vida e nossos próprios princípios, duvidamos da nossa capacidade e da capacidade do próximo, quando na verdade nós somos capazes de largar a dependência existente nos objetos e desvincular essa ideia de que o outro é e deve ser tratado objeto.

        É importante ressaltar também sobre a parte do texto onde o narrador (um objeto) cita sobre as armadilhas da vida. Parei para pensar em quantas coisas cabem dentro dessas "armadilhas que a vida cria e que caímos" e cheguei a conclusão de que uma das armadilhas que se encaixa no presente texto, é a do comodismo. Nós estamos presos nas mesmas coisas, nos mesmos lugares, objetos e pessoas, e isso nos limita a tudo, inclusive na nossa tomada de decisões, escolhemos o mais fácil pois é mais prático, deixamos de escolher o novo para lidar com algo que já estamos acostumados e assim, pouco a pouco, nós tornamos reféns da tecnologia, objetos e até mesmo pessoas ao nosso redor. 

       Constantemente somos ensinados e manipulados a tomar decisões usando apenas o dedo e a palma das mãos, não pensamos, não analisamos, apenas com um clique, resolvemos tudo. E é incrível, que mesmo parando para pensar no quão dependente dos objetos nós somos, mesmo assim continuamos a deixar que eles respondam por nós. Celulares, tablets, computadores, cartões de crédito, entre outros objetos estão no top 1 de objetos que nos escravizam e a partir daí nos tornamos doentes, viciados num mal que fomos ensinados a aceitar. 

        O Texto que eu senti que se alinhou com o meu e com meus pensamentos é da aluna Ana Clara Vitor. Ela também cita sobre a ideia de inversão de poder, que os objetos passam a controlar os seres humanos que se tornam os verdadeiros objetos.

Comentários

Postagens mais visitadas